InícioAjudaPesquisaCalendárioEntrarRegiste-se

Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?
Julho 29, 2010, 04:57:30

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa

FÓRUM ECO-GAIA
Um Projecto ECO-GAIA: www.eco-gaia.net ... Powered by: PTWS - ptwebserv.com

News
...::: AVISO LEGAL :::...

- As mensagens, artigos e atitudes dos utilizadores expressam apenas o ponto de vista do seu autor e não do projecto FÓRUM ECO-GAIA, da sua equipa de gestão, das associações/projectos ou dos restantes utilizadores.

- O Projecto FÓRUM ECO-GAIA e a sua equipa de gestão não garantem a veracidade das mensagens e não se responsabilizam pelo conteúdo das mesmas. O conteúdo de cada mensagem é da total responsabilidade do seu autor.

Stats
1.608 Mensagens em 959 Tópicos por 1.119 Membros
Membro Mais Recente: Loastucouts
+  FÓRUM ECO-GAIA - Por um Mundo Melhor
|-+  ..:: REDE PORTUGUESA DE ECO-ALDEIAS ::..
| |-+  - PERMACULTURA
| | |-+  Permacultores
| | | |-+  Pedido de ajuda: Horta Bioloógica Comunitária
Páginas: [1] Imprimir
Tópico: Pedido de ajuda: Horta Bioloógica Comunitária  (Lida 498 vezes)
Tiago B
Iniciante
*

« em: Janeiro 26, 2010, 01:11:28 »

Estou com enorme vontade de alugar um terreno para fazer cultivo de vegetais biológicos.Gostaria que fosse comunitária pois não tenho experiencia suficiente para fazer uma horta sozinho e porque seria benefica socialmente.So que tenho receio de não conseguir arranjar pessoas interessadas em fazer uma horta biológica em vez de convencional.
Poderão ate querer mas tambem não ter conhecimentos para tal...Portanto eu queria uma ajudinha aqui do pessoal do forum e quem sabe potenciais candidatos.
Moro na margem sul ao pé do Barreiro  Wink
Registado
Tiago B
Iniciante
*

« Responder #1 em: Janeiro 28, 2010, 11:13:53 »

Ja vi que este forum não e muito movimentado infelizmente Sad
Registado
ZP
Iniciante
*

On-Line On-Line

« Responder #2 em: Janeiro 29, 2010, 12:00:22 »

olá,
É fácil. O teu projecto faz-se... fazendo :-)
e já que não tens terreno nem experiência tens que começar de alguma forma.
sugiro-te o "guerrilla garden"
1- Compra o borda d'água para ver o que se pode semear em que altura do ano
(nota que fevereiro e março são excelentes meses para o plantio, por isso não te atrases)
2-aposta em duas ou três sementes que podes comprar facilmente em qualquer cooperativa, por vezes em supermercados.
3-escolhe de entre os terrenos disponíveis, aqueles que tiverem condições.
considera: Afastamento de estradas e poluição, exposição solar, facilidade para regar e estrumar.
4-Compra um sacho pequenino só para revolver um pouco a terra, misturá-la com estrume e plantar com um mínimo de condições.
5-mãos à obra! daqui por um ano, já vais saber muito melhor o que fazer!

Uma vez que, em princípio não vais ter muitas condições de rega, sugiro-te uma boa camada de estrume, coberta por folhagem com fartura e não percas tempo para aproveitar as chuvas que ainda vêm.
Registado
Tiago B
Iniciante
*

« Responder #3 em: Janeiro 30, 2010, 12:29:41 »

Obrigado pelo encorajamento ZP  Smiley
Pois nas pesquisas que fiz do assunto li de facto que o borda de agua e muito aconselhado...
Eu sei que temos de ser experimentais mas uma parte de mim e muito metódica e gosto sempre de saber aquilo que faço  :, infelizmente as vezes perco com isso mas enfim.
Portanto em 3 sementes compro uma semente de cada familia? Isto e um vegetal de folha, um tuberculo  e outro de fruto como o tomate?
Ja li tambem acerca de consociações mas encontra se muito pouco, e agora so me lembro por exemplo de a do alho com a cenoura.
Li tambem que devemos ter muitas ervas aromaticas na horta...
O terreno em  que estou a pensar fazer a horta fica no meio duma urbanização mas e realmente perto da minha casa o que e uma vantagem..Apanha sol de manhã ate a o inicio da tarde e quanto a rega e um pouco mais complicado...Mas ainda não sei sequer o preço o que tambem e um factor importante na escolha do terreno..
Quanto a sachos e afins os meus avos podem me emprestar, a ver vamos e se depois eles tambem me querem impingir os adubos e pesticidas quimicos deles lol...
Bem mas e como dizes, mãos a obra..vai acabar por ser uma coisa  experimental mas estou certo que aprenderei muita coisa e terei todo o prazer em partilhar com o pessoal aqui do forum Wink
Registado
Tiago B
Iniciante
*

« Responder #4 em: Fevereiro 04, 2010, 04:38:22 »

Ehehe estive a ver um curso que me motiva bastante, agricultura biológica! Cheesy
Talvez ainda va adquirir mais pensamentos do que aqueles que pensaria adquirir!
Registado
Páginas: [1] Imprimir 
« anterior seguinte »
Link para o calendário
Ir para: