InícioAjudaPesquisaCalendárioEntrarRegiste-se

Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?
Setembro 03, 2010, 04:52:54

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa

FÓRUM ECO-GAIA
Um Projecto ECO-GAIA: www.eco-gaia.net ... Powered by: PTWS - ptwebserv.com

News
...::: AVISO LEGAL :::...

- As mensagens, artigos e atitudes dos utilizadores expressam apenas o ponto de vista do seu autor e não do projecto FÓRUM ECO-GAIA, da sua equipa de gestão, das associações/projectos ou dos restantes utilizadores.

- O Projecto FÓRUM ECO-GAIA e a sua equipa de gestão não garantem a veracidade das mensagens e não se responsabilizam pelo conteúdo das mesmas. O conteúdo de cada mensagem é da total responsabilidade do seu autor.

Stats
1.627 Mensagens em 961 Tópicos por 1.140 Membros
Membro Mais Recente: ocorazoncarterp
+  FÓRUM ECO-GAIA - Por um Mundo Melhor
|-+  ..:: REDE PORTUGUESA DE ECO-ALDEIAS ::..
| |-+  - ANÚNCIOS DE ECO-PROJECTOS
| | |-+  Recuperação de ruínas
Páginas: [1] Imprimir
Tópico: Recuperação de ruínas  (Lida 1880 vezes)
ZP
Iniciante
*

On-Line On-Line

« em: Dezembro 16, 2008, 07:32:43 »

Viva:
Estou interessado em recuperar umas casas velhas que têm paredes antigas de pedra e telhados típicos com madeiramento de pinho e telha lusa.
As paredes estão algo deterioradas e precisam de ser recuperadas. Os telhados estão em fase de ir abaixo e construir de novo.
Aceito dicas de eco-construção por forma a evitar os materiais industriais que facilitariam a recuperação (cimento, vigas, chapas onduladas, etc) mantendo, contudo, o princípio do baixo custo.
Obrigado
Zé Paulo
Registado
NunoBS
Iniciante
*

« Responder #1 em: Fevereiro 14, 2009, 09:42:06 »

Olá Zé Paulo,

Estou na mesma situação, gostaria de recuperar uma casinha velha alentejana.

Se souberes de mais alguma coisa contacta-me sousanb@gmail.com

Obrigado
Nuno
Registado
Lopes
Iniciante
*

« Responder #2 em: Abril 07, 2009, 03:52:16 »

Eu sou revendedor de tintas e oleos 100 % Naturais. Não sei se tem conhecimento da existencias deste tipo de produtos e como voçes fazem eco construção, os nossos produtos vão de encontro aos vossos interesses. Se quiserem alguma informaçao ou acharem interessante e que vão de encontro aos vossos interesses podem memandar uma mesagem, ou telefonar para 962951200.

Pinte com a Natureza é a nossa filosofia
Registado
Duarte
Iniciante
*

« Responder #3 em: Abril 14, 2009, 04:03:36 »

Boa tarde!

Existem várias formas e vários materiais para construir e reconstruir edíficios. Muitas vezes o melhor é substituir o que está mau pelo mesmo material.

A madeira (sem tratamento quimico) especialmente da zona, é um material ecológico e optimo para fazer estruturas de telhados. Aglomerados de cortiça para isolamento térmico, e telha...    A argamassa de terrapode ser uma solução para o interior.

Se quiserem algumas dicas têm de dar mais informação.

Bruno Duarte Dias
Registado
ZP
Iniciante
*

On-Line On-Line

« Responder #4 em: Abril 18, 2009, 07:29:20 »

Respondendo aos dois:
1: quanto a tintas e óleos, ainda nem sequer tinha pensado no assunto mas sim, acho que vou precisar de isolar o madeiramento do telhado de alguma forma, para que fique mais resistente a humidade, bicho e fogo. As tintas naturais seriam uma óptima opção para fugir aos químicos. Agradeço pois especificações técnicas, composição do produto e, obviamente, preços indicativos.

2:junto envio uma imagem onde se pode ver que é uma casa pequena com construção tradicional. As paredes são de pedra (xisto) e terra a fazer a ligação, forradas a cal.
A casa tem duas divisões e o telhado tem duas águas. Cada divisão tem 8 vigas de 4 metros de pinho e numa delas existe ainda uma madre de 4 metros (que se vê na foto).
Este madeiramento suporta uma estrutura de madeira proveniente de caixas industriais onde assenta a telha lusa.

A ideia é recuperar com os mesmos materiais.
Vou tentar arranjar pedra e terra do local para reconstrução das paredes e do lintel onde assenta o madeiramento.
É fácil arranjar as 16 vigas e a madre já com tratamento químico, mas gostaria de ter dicas de locais onde haja estas madeiras sem tratamento, ou tratadas com DOT (um produto pouco tóxico, usado inclusivamente em agricultura biológica).
Também estou indeciso quanto ao isolamento. A cortiça parece-me uma óptima solução mas imagino que seja cara. Pensei no OSB (Oriented Strand Board) pois imagino que tenha um custo muito baixo.

Aguardo sugestões neste tópico para permitir que outros conheçam as soluções encontradas, visto que as mesmas se poderão aplicar em casos idênticos.
Registado
Lopes
Iniciante
*

« Responder #5 em: Abril 19, 2009, 10:11:17 »

se necessitar de informação sobre tintas Naturais, envie um email a pedir informação para biofa.pt@gmail.com. Temos as soluções de que necessita
Registado
ZP
Iniciante
*

On-Line On-Line

« Responder #6 em: Maio 10, 2009, 12:06:55 »

Sim, gostaria muito de saber qual a diferença entre uma tinta dita "biológica" e outra que não o é, tanto em termos de composição como em termos de performance.
Para além disso, gostaria ainda de saber que outros produtos têm para tratamento da madeira. Estou a falar no madeiramento do telhado (vigas e madres) que são de castanho mas já está muito deteriorado.
Como fazer a limpeza e desinfecção dos bichos?
Como fazer o enchimento das rachas e buracos?
Que tipo de tratamento aconselha para aumento da resistência a bichos, humidade, etc.?
Que tipo de acabamento estético dispõe: vernizes, tintas?
Registado
Páginas: [1] Imprimir 
« anterior seguinte »
Link para o calendário
Ir para: