InícioAjudaPesquisaCalendárioEntrarRegiste-se

Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?
Março 10, 2010, 05:00:38

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa

FÓRUM ECO-GAIA
Um Projecto ECO-GAIA: www.eco-gaia.net ... Powered by: PTWS - ptwebserv.com

News
...::: AVISO LEGAL :::...

- As mensagens, artigos e atitudes dos utilizadores expressam apenas o ponto de vista do seu autor e não do projecto FÓRUM ECO-GAIA, da sua equipa de gestão, das associações/projectos ou dos restantes utilizadores.

- O Projecto FÓRUM ECO-GAIA e a sua equipa de gestão não garantem a veracidade das mensagens e não se responsabilizam pelo conteúdo das mesmas. O conteúdo de cada mensagem é da total responsabilidade do seu autor.

Stats
1.529 Mensagens em 918 Tópicos por 1.051 Membros
Membro Mais Recente: Lilith
+  FÓRUM ECO-GAIA - Por um Mundo Melhor
|-+  ..:: REDE PORTUGUESA DE ECO-ALDEIAS ::..
| |-+  - ECO-COMUNIDADES
| | |-+  Ecoaldeias , quantas ?
Páginas: [1] Imprimir
Tópico: Ecoaldeias , quantas ?  (Lida 2374 vezes)
cp_produtos
Iniciante
*

« em: Abril 24, 2008, 10:06:40 »

Quantas ecoaldeias/comunidades existem em Portugal actualmente (a funcionar realmente) e que aceitem novos membros ?

.
Registado
Earth First
Moderador Global
Membro Veterano

« Responder #1 em: Abril 24, 2008, 10:16:56 »

Eco-aldeias propriamente ditas só existe uma, a de Tamera, eco-comunidades / eco-quintas existem algumas dezenas.

Poderá ter uma ideia vendo aqui:
http://www.eco-gaia.net/forum-pt/index.php/topic,417.0.html

Cumprimentos
Registado

The Animal Holocaust: www.petatv.com
cp_produtos
Iniciante
*

« Responder #2 em: Abril 24, 2008, 04:27:33 »

eu tinha visto esse topico, mas:

- Aldeia de Rio de Onor - http://spg.sapo.pt/Xd2/296130.html

este link não funciona

Quinta do Carvalhal - http://carvalhal.home.sapo.pt/construcao_organica.htm

este site não parece ter nada de novo desde 2006

- Terramada - http://www.nelsonavelar.com/permacultura/terramada

está para venda

os restantes parece que vivem na base de cursos que dão nesses locais , ou seja eles não poluem e vivem uma vida mais ecológica mas recebem dinheiro das pessoas que lá vão , espero que tenhamos todos consciencia que esse dinheiro foi obtido através de empregos onde é usada a energia eléctrica, os meios de transporte, os plásticos e todas as outras coisas que originam poluição e portanto embora não poluindo directamente fazem tanto parte do sistema como o resto do pessoal, ou seja parece-me que é um negócio como outro qualquer , por isso a minha pergunta , existem algumas comunidades que aceitem novos membros ? ou é só grupos fechados que usam a defesa do planeta como forma de ganhar a vida ?

.

« Última modificação: Abril 24, 2008, 04:28:28 por cp_produtos » Registado
Earth First
Moderador Global
Membro Veterano

« Responder #3 em: Abril 26, 2008, 01:17:48 »

Alguns sites podem não estar a funcionar, é importante a ajuda de todos para que se actualize essas listas.

Entendo o que quer dizer em relação ao "financiamento", mas também devo dizer que no mundo industrializado, não existe ninguém que utilize produtos ou serviços 100% éticos e ecológicos, por muitos motivos diferentes. O que se tenta fazer, é ter o mínimo de impacto no planeta.

As eco-comunidades que existem, fazem o que podem para se manterem sustentáveis económica e alimentarmente. Não me parece que fazer cursos educativos, possa ser considerado "não-ecológico". A responsabilidade da obtenção do dinheiro dos seus salários, é da responsabilidade das pessoas que pagam os cursos.

Cumprimentos

Registado

cp_produtos
Iniciante
*

« Responder #4 em: Abril 28, 2008, 04:47:03 »

Não me parece que fazer cursos educativos, possa ser considerado "não-ecológico". A responsabilidade da obtenção do dinheiro dos seus salários, é da responsabilidade das pessoas que pagam os cursos.

desculpa mas esse tipo de argumentação pode ser usada para justificar qualquer outra coisa, exemplos:

- A responsabilidade da obtenção do dinheiro dos seus salários, é da responsabilidade das pessoas que pagam os cursos ( a tua frase para começar )

- eu uso produtos cosméticos, a responsabilidade de não os testar em animais é do fabricante

- eu uso sacos de plástico, a responsabilidade de fazer sacos com materiais biodegradaveis é dos super/hiper

- eu uso combustiveis fósseis , a responsabilidade de distribuir combustiveis renováveis é dos produtores/distribuidores de combustiveis

portanto eu não concordo que não seja possivel viver sem ter de estar dentro do sistema, é preciso é perceber o que se está disposto a dispensar em troca desse modo de vida, e pelos vistos a disposição não é nenhuma, é simplesmente um modo de viver á custa dos "remorsos" dos outros que vivem nas cidades e que para ficarem melhor com as suas consciencias vão a uns cursos desses para interiormente pensarem que estão a fazer qualquer coisa.

Portanto volto a perguntar:

existem algumas comunidades que aceitem novos membros ? ou é só grupos fechados que usam a defesa do planeta como forma de ganhar a vida ?

gostava de um exemplo apenas.
Registado
Earth First
Moderador Global
Membro Veterano

« Responder #5 em: Abril 28, 2008, 08:59:01 »

A maioria dessas eco-comunidades pode aceitar novos "membros", no sentido de trabalharem no local em troca da estadia, por alguns dias ,semanas, meses ou mesmo anos (Dependendo de cada caso). A "política" de cada eco-comunidade pode é ser diferente, mas isso só se pode saber perguntando directamente a cada uma.

Registado

R4Andre
Iniciante
*

« Responder #6 em: Abril 30, 2008, 02:42:05 »

Algumas dessas eco-comunidades estão ainda a pagar o investimento que fizeram na aquisição do terreno e dos materiais. Se não fizerem algo para poderem ter dinheiro para o pagar estão condenadas à partida... Quando tudo estiver pago pode então pensar-se na subsistência sem dinheiro.
Registado
cp_produtos
Iniciante
*

« Responder #7 em: Maio 02, 2008, 11:08:53 »

Quando dizes que estão a pagar o investimento deduzo que então existe um emprestimo a pagar a uma instituição bancária, já agora que bancos é que emprestam dinheiro para compras de terrenos para este fim ?

.
Registado
R4Andre
Iniciante
*

« Responder #8 em: Maio 03, 2008, 05:56:22 »

Qualquer um, desde que seja para habitação própria permanente.
De qualquer forma não acredito que seja possível, em Portugal, subsistir sem qualquer tipo de moeda de troca, seja ela o dinheiro ou outro tipo de bem, porque não é possível produzir tudo o que é necessário dentro da comunidade.
Para uma comunidade ser inteiramente auto-suficiente tem de ter uma dimensão que não acredito poder existir no nosso país.
De qualquer forma, o simples facto de ter uma página na internet vai fugir desse conceito, precisas sempre de um ISP.
Registado
NunoBS
Iniciante
*

« Responder #9 em: Maio 11, 2008, 03:59:12 »

Olá a todos,

A problemática de novos membros é bastante importante. Muitos destes eco-espaços foram idealizados e criados por um grupo de pessoas com determinadas filosofias de vida. A falta de pessoas disponiveis para participarem nos projectos muitas vezes insentivam a este tipo de prática de negócio.

Lembro por exemplo o caso da Terramada, pelas vezes que lá passei sentia-se e comentava-se a escassez de membros na comunidade. E acredito que seja por isso que esteja á venda, não querendo os proprietários entrar numa de cursos e afins.

No meu caso, gostaria muito de ter ficado lá com a minha companheira, se tivessemos ficado teriamos de estar a recomeçar toda a nossa vida de novo.

Gostariamos muito de nos entegrar num projecto destes, onde a filosofia de vida fosse compativel com a nossa.

Abraços
Nuno
Registado
Páginas: [1] Imprimir 
« anterior seguinte »
Link para o calendário
Ir para: